terça-feira, 25 de setembro de 2012

Isso me cheira a saudade, cheira a Lisboa...

Estive em Lisboa duas vezes.
Na primeira vez (em 2009) foi uma correria só... mil programações e apenas sete dias.
A segunda vez foi no ano passado (2011)... dessa vez com mais calma e mais tempo... 3 meses.



Logo que cheguei me instalei na Alfama, o bairro mais antigo de Lisboa. Um bairro que vai muito além do fado e da sardinha assada. Na Alfama é possível ver senhorinhas trajando longas saias pretas e chales, subindo e descendo as estreitas, íngremes e singulares ruas de pedras do bairro. É lá que se pode escutar o grito da vizinha e ter as mais belas vistas do Rio Tejo.



Para conhecer bem Lisboa tem que bater perna. Não tem jeito. O que não é nenhum sacrifício, já que a cidade é encantadora. Um dos meus lugares favoritos é a Baixa-Chiado, com o tradicional comércio de rua lisboeta. Recheado de grandes marcas internacionais, lojas de antiguidades e pequenas lojas locais.


E foi numa dessas andanças que eu encontrei a Drogaria Oriental.



Uma drogaria com 115 anos que se dedica a manter vivos os produtos tradicionais portugueses. Logo na entrada da loja um mostruário com toucas de banho, de praia e piscina. No mínimo curioso.


O que mais chamou minha atenção foi a venda de águas de colônia por peso. Sim, por peso!!!!
Você pode escolher uma ou mais fragrâncias e encher seu frasquinho - que pode ser comprado na loja ou você pode levar o seu. Segundo os donos da loja a venda de águas de colônia avulso é uma tradição da Baixa lisboeta, e que já não existem muitas casas a vendê-las desta maneira.


Quem estiver com viagem marcada para Lisboa e quiser visitar a loja o endereço é: Rua dos Fanqueiros, 238 - Baixa.

Para saber um pouco mais sobre a loja...


Não tem como falar de Lisboa sem citar os famosos e deliciosos Pastéis de Belém.



Quentinhos, podem ser polvilhados com açúcar e canela. Quem visita Lisboa não esquece o sabor dos Pastéis de Belém feitos pela tradicional Confeitaria de Belém.


A Confeitaria de Belém fica na bairro de Belém, um complexo turístico formado pelo Mosteiro dos Jerônimos, a Torre de Belém, o Padrão do Descobrimento e o Centro Cultural de Belém.

Padrão do Descobrimento
Torre de Belém
















Hoje vou ficar por aqui... ou esse post não vai ter fim.

Pra encerrar o melhor filme de turismo do mundo - A beleza da simplicidade.


E um fado de Madredeus.


Até Breve!

Nenhum comentário: