sábado, 1 de agosto de 2009

Tradicional Fórmula do Eau de Cologne


A Original Eau de Cologne (Água de Colônia) da empresa Farina Gegenüber foi criada por Johann Maria Farina no início do século XVIII. Este novo aroma era bastante innovador, pois tratava-se de uma fragância fresca, diferente dos outros aromas fortes que se usavam na época. Foi graças a este aroma que Colônia ficou conhecida, nos séculos XVIII-XIX, como a Cidade da Fragância. A cidade de Colônia homenageia a Eau de Cologne através de uma figura na torre da Camâra Municipal.

Hoje a palavra Água-de-Colônia, ou simplesmente colônia, se tornou um termo genérico para designar a concentração de matérias-primas fragrantes no produto. A concentração de matéria-prima fragrante na Eau de Cologne original variava de 10% a 18%. Já nas Águas de Colonias atuais a concentração varia de 3% a 5% de matérias-primas fragrantes.

Abaixo segue uma adapação da fórmula original para você fazer em casa. Divirta-se!

Eau de Cologne

Óleo de Bergamota 27
Óleo de limão siciliano 20
Óleo de laranja doce 16
Óleo de Neroli 12
Óleo de Lavanda francesa 6
Óleo de Alecrim 4
Óleo de Tomilho branco 1
Óleo de cravo 1
Óleo de Petitgrain 3
Óleo de Sálvia Esclaréia 2
Benzoin resinóide 1

2 comentários:

+ Q Perfume disse...

Chaiana,

Adorei seu blog!!!
Parabéns!
Me manda seu e-mail para simone@maisqueperfume.com
beijos +Q Perfume

BCas disse...

Oi Chaiana. Achei muito original o enfoque do seu blog. Era justamente o que estava faltando. Uma visão leve e didática do lado técnico e obscuro - para maior parte dos afccionados - sobre a mecânica da criação de perfumes e tópicos relacionados.
Gostei muit. Vc já estã na minmha relação de prediletos. beijocas . Elisabeth