Na última edição da Revista Cosmetics & Toiletries foi publicado um artigo que tinha como título: "Fragrância com Benefícios Antienvelhecimento". Segundo o artigo, determinados extratos naturais e óleos essenciais apresentaram propiedades antioxidantes quando aplicados à formulações cosméticas em concentração de fragrância (e não de ativo).
Embora outros trabalhos com relato de atividade antioxidante de óleos essenciais já tenham sido publicados, o deste autor demonstra que somente óloes essenciais com quantidade elevada de moléculas fenólicas - como eugenol e timol - podem atuar com eficiência contra os radicais livres (famosos por serem os principais responsáveis pelo envelhecimento).
Do ponto de vista da formulação, as vantagens são numerosas, pois a incorporação da fragrância é uma etapa corriqueira no processo de formulação, ao contrário da inclusão de componentes ativos. Assim, a fragrância torna-se um ponto fundamenal na formulação de um produto cosmético - além de perfumar pode ser associada com os outros ativos que tenham atividade antioxidante, aumentam a eficácia da formulação cosmética.
Quem sabe num futuro próximo teremos esse tipo de produto no mercado? Tomara!
Nenhum comentário:
Postar um comentário